VICISSITUDES DO FUTURO...
- tomasedson.silveira
- 16 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Meyer, G. A Experimentação como Espaço Ambivalente de Antecipação e Proposição de Controvérsias. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: v.26/n.1, p. 29–47. 2018.
A proposta de criar um protótipo a partir do “sentir” da leitura me levou a um longo processo de reflexão. Reflexões sobre como seria o semestre e como eu transformaria a leitura em um protótipo, muitas “pré” ocupações. Após a leitura do texto comecei a pensar, novamente, em formatos para entregar o protótipo, isso não aconteceu durante a leitura. Ao mesmo tempo uma frase do texto havia me chamado atenção. Uma frase que ficou retumbando na minha mente enquanto eu pensava no protótipo ou até em outras questões corriqueiras da vida. A frase em questão é a que segue:
‘’Essa compreensão toca as discussões sobre o papel do designer em meio às operações de construção do social, e mais especificamente, as ações de experimentação e materialização de artefatos em que o designer toca algo das vicissitudes do futuro.”
A partir daí comecei a pensar nos caminhos que estamos percorrendo enquanto sociedade, na produção exagerado de lixo e na escassez de recursos naturais. Ao caminhar pela rua, observei a quantidade de lixo espalhado pela. Passei a pensar então em qual é a responsabilidade social (pessoal) de cada e onde essa responsabilidade se expressa no profissional. Um pedaço de toco de árvore, jogado na rua me chamou atenção. Em meio ao lixo, esse pedaço de árvore, que estava em “seu ambiente", se perdia em meio ao lixo, descarte que não estava em seu lugar. Olhar para algo das vicissitudes do futuro…

Comentários