top of page

Tempo irreversível e bifurcações temporais

Projetar é um processo que se faz, se pensa e se sente - simultaneamente -, com o objetivo de intervir no mundo e modificá-lo. Projetar, e definir projetação, depende dos caminhos por onde operamos, se operamos pelo pós-estruturalismo construímos o projetar por um caminho, se operamos pela fenomenologia, construímos por outro. Eu opero pela Complexidade.


Somos sistemas independentes em relação ecossistêmica, portanto interdependentes, com os sistemas que nos rodeiam, suscetíveis aos acontecimentos que o meio nos oferece. Se não nos reorganizarmos em função de nós mesmos e dos ecossistemas, estamos fadados à entropia. Acontecimentos que causam nossas auto-eco-organizações, criam bifurcações no tempo, onde novas relações e organizações são criadas, outras são atualizadas, e outras ainda permanecem. A prototipação é uma materialização de acontecimentos geradores de bifurcações no tempo.


Prototipar é materializar, de modo consciente, as possibilidades de bifurcações no tempo. É aceitar o inesperado e o desconhecido no processo projetual, e, a partir deles, se auto-eco-organizar e fazer avançar as novas relações propostas no processo de prototipação. Veja bem, prototipar é processo, é instância de movimentação e metamorfose do projeto. Por ser processo, a prototipação não demanda completude e finalização, uma vez que fechar o sistema-protótipo - na busca pela completude - vai incentivar o aparecimento de entropia em seu interior e levá-lo à degradação e ao desaparecimento.


Do entendimento das relações ecossistêmicas surge, graficamente, esta possível geometria sinuosa. Linhas brilhantes e entrelaçadas que ora se tocam, ora se afastam, mas sempre em relação umas com as outras, esperando novos fios de ligamento ou o rompimento de fios já existentes. Uma geometria que busca representar tanto a irreversibilidade do tempo, quanto as bifurcações no tempo, em um caminho não-euclidiano rumo ao desconhecido do futuro.


O protótipo é a amálgama da memória do passado, do presente bifurcador, e das novas possíveis relações que surgem na processualidade de projetos de design.


ree

"Possível Geometria Complexa", ilustração digital, (3000 x 4000 pixels) | 2021 | Angelix


Texto e protótipo inspirados por: Meyer, G. Experimentação como Espaço Ambivalente de Antecipação e Proposição de Controvérsias. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: v.26, n.1, p. 29-47, 2018.

Comentários


EXPemDE

EXPERIMENTAÇÃO EM DESIGN ESTRATÉGICO

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
ppg_finalAtivo%203_edited.png

© 2020 por EXPemDE | PPG Design Unisnos

bottom of page