top of page

Revelando a inquietude do cuidar

Atualizado: 2 de mai. de 2024


ree

O experimento se propôs a evidenciar, através de um agrupamento de coisas, por um lado, o afeto envolvido em algumas relações de cuidado e, por outro, a turbulência e a desvalorização das relações estabelecidas com quem se dedica ao ofício de cuidar.


O protótipo começou a ser construído a partir do termo "cuidar” ainda no início da leitura do texto de Maria Puig de la Bellacasa, quando a abordagem que seria dada a este cuidado ainda não havia se revelado. A noção de cuidado que surgiu espontaneamente neste momento se relacionava a saúde e a afeto, e combinava ambos de forma harmoniosa a partir de um grande curativo adesivo central, com prolongamentos (feitos em esparadrapo) em eixos cartesianos para cima e para baixo que reuniam “pistas" deste tipo de cuidado, como uma etiqueta de chá, uma delicada flor, uma pintura de esmalte, um band-aid limpo e alinhado. 


ree

À medida em que o texto ia se desenrolando, crescia um desejo de revelar, neste protótipo, as estruturas de cuidado que nos acostumamos a não enxergar, ainda que sustentem nossas existências. Como tornar  estas “entranhas do cuidado” visíveis, unindo-as às amostras de vida cotidiana que já começavam a se amalgamar em torno daquele curativo? A resposta foi criar novas ramificações a partir deste curativo central, em uma estética mais suja e desconstruída que aquela dos ramos iniciais, agregando elementos que explicitassem sua natureza de “descartados”, criando uma relação com ofícios de cuidado em geral desvalorizados e sub-remunerados, como limpeza doméstica (pelo fragmento de um rótulo de detergente), serviços estéticos (pelo fragmento de uma embalagem de alicate de manicure), produção têxtil de fast fashion (pelas etiquetas de uma roupa produzida em Bangkok)… 


Pela explicitação das camadas (ou ramificações, neste caso) que compõem os interesses em torno de produtos e serviços que nos trazem proteção, conforto, carinho, é possível perceber ruídos, rasgos, encontros desarmônicos. Estas características, ao invés de comprometer o desempenho do experimento, deram a ele uma materialidade que honra a natureza múltipla e "turbulenta" das coisas - e do cuidado.

Comentários


EXPemDE

EXPERIMENTAÇÃO EM DESIGN ESTRATÉGICO

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
ppg_finalAtivo%203_edited.png

© 2020 por EXPemDE | PPG Design Unisnos

bottom of page