Cura: quem cuida de quem?
- Hallana Vitória
- 26 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
A partir da leitura do texto "Matters of care in technoscience: Assembling neglected things" da Maria Puig de la Bellacasa, o argumento que ganhou destaque no decorrer do estudo do artigo foi "Concern and care can mean similar things – both come from the Latin cura"(BELLACASA, p. 89, p. 2011). Nesse viés, o argumento central é a origem dos termos cuidar e preocupação com base na palavra cura, como explicou a autora na citação.
Sendo assim, o protótipo explora o argumento atráves da estratégia visual do anagrama. Segundo o dicionário Michaelis um anagrama é uma "Palavra ou frase formada com a transposição ou inversão das letras de outra: “Esse anagrama (‘devem’ – inversão de sílabas e contraste semântico com ‘vende’) amplia as possibilidades de leitura". Portanto, um anagrama pode ser feito ao mover as letras de uma determinada palavra com o intuito de criar outra palavra.
Isso ocorreu ao analisar as palavras "cuidar" e "preocupação", citadas no texto, após saber da origem das palavras através do latim pelo termo "cura". Então, a ideia do protótipo surgiu assim e foi complementada com a inserção das palavras "quem cuida de quem?" no verso das letras que correspondem a palavra cura, como é possível ver na sequência das fotos.




A partir dessa movimentação relacionada a criação do protótipo outros argumentos se fazem presentes, como a importância de trazer de forma evidente a origem dos conceitos para o debate, pois nem sempre se tem conhecimento sobre a fundação do termo. Outro argumento que surgiu após a apresentação do trabalho, nasce por parte do questionamento "quem cuida de quem?" e é uma crítica ao modo como a autora retrata essa questão do cuidado, como um trabalho feminino, e menciona o conceito de feminismo em seu texto, porém ela se abstem de explicar de qual feminismo ela fala, afinal existem muitos tipos como: transfeminismo, feminismo negro, feminismo liberal, feminismo radical, entre outros tantos. Enfim, são muitas as possibilidades de seguir com a reflexão mediante do protótipo.
Referência:
Puig de la Bellacasa, M. (2011). Matters of care in technoscience:
Assembling neglected things. Social Studies of Science, 41(1), 85– 106.
MICHAELIS. Anagrama. In: Dicionário Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/palavra/dvoB/anagrama/. Acesso em: 26 jul. 2024.
Comentários