top of page

Protótipo 2: (Narrativa) em construção?


ree

Resultado de um dia de “atitude experimental”? 


A confecção do protótipo se deu em um momento de “perturbações”, concorrendo com a urgência do trabalho a ser desenvolvido e o comprometimento com as demandas cotidianas, assim como os contratempos inevitáveis. 


Ao longo do tempo designado para a elaboração do protótipo, a proposta assumiu o propósito de explorar recursos e temas que a vida, em seu constante movimento e imposições arbitrárias, nos oferece. E ainda, a abordagem visa a construção de objetos que sejam constantemente ressignificados a cada interação, através da interpretação e dos significados atribuídos aos materiais disponíveis.


A narrativa está pronta (ou o convite do protótipo-pasta)?


Uma narrativa textual só atinge seu propósito a partir da leitura, uma atividade em que são articulados a expectativa sobre a intenção do autor, a função do texto (estética, informativa, etc), assim como a ontologia de quem se propõe a percorrer os caminhos sem destino certo das linhas escritas. 


No protótipo-pasta, estão inseridos as camadas de criação, incluindo o protótipo 1*, (divisórias 1,2,3) eventos que se conectam em uma relação clara para quem o produziu. Entretanto, essas conexões não possuem a obrigação de ser estáticas nem tão pouco evidentes para quem as percebe fora da própria da atividade de projeção. 


Por trás do caos resultante dessa inventário de referências, há um ser atravessado por questões ideológicas e emocionais, além da própria agência das coisas. Soma-se ainda nessa dinâmica, os sentidos e a relevância ganhas ao longo da interação. 


A última divisória do protótipo-pasta, trás um resultado narrativo provisório, com frases propostas como objetos resultantes de um dia de “atitude experimental”. Por cima de uma folha com as frases em sequências aleatórias, novas construções da mesma folha recortada, pedaços de páginas em branco e um lápis convidam à interação, sem orientações pré-determinadas. O convite, na verdade, trata-se de uma expectativa, baseada na oferta dos materiais e suas possibilidades de aplicação.  


Para chegar ao nível da proposta de construção da narrativa, é necessário abrir o protótipo-pasta. O material transparente dá pistas do seu conteúdo, deixando em destaque os papéis com e sem textos, assim como o lápis. No fecho, um adesivo escrito “abrir?” busca incitar as considerações sobre o conteúdo interno, mas também empoderar quem interage, dando o controle sobre a forma como se deve estabelecer a interação. 


Comentários


EXPemDE

EXPERIMENTAÇÃO EM DESIGN ESTRATÉGICO

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
ppg_finalAtivo%203_edited.png

© 2020 por EXPemDE | PPG Design Unisnos

bottom of page