Protótipo 2 - Design ontológico
- aliceodorneles
- 13 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Alice Osório Dorneles
Somos formados por fragmentos de momentos vividos, de pessoas, experiências, ambientes, objetos… Alguns nos marcam mais profundamente, outros nem tanto, mas é a partir da união de cada pedaço que vamos nos constituindo.
Nem sempre podemos reconhecer com clareza essa troca entre o mundo ao nosso redor, porém essas duas partes não podem ser definidas separadamente. E ao nos colocarmos em um papel de projetante não seria diferente, ao passarmos a incorporar nosso conhecimento no que nos dispomos a construir estamos abertos a mudança. Deixamos um pouco de nós e recebemos outro pedaço para formação do nosso ser. E posteriormente o objeto projetado poderá ter a oportunidade de mostrar sua essência com outros seres e ambientes, pois o mesmo é capaz de realizar suas próprias trocas com seus saberes adquiridos.
Cada interação entre seres é única, e é a partir dessas interações que é possível desenvolver-se, sempre incompletos em busca de mais um fragmento.
Ao desenvolver o protótipo pensou-se em representar com os materiais disponíveis no ambiente (casa) a troca entre o objeto e o observador, instigando a interação com a peça por meio de outros materiais e de forma que fosse possível ver seu reflexo durante a interação. Representando a ideia de que nunca estamos finalizados por completo, também serviu para identificar as diferentes maneiras e resultados que foi possível obter a partir dos mesmos objetos por diferentes autores.

Comentários