Patagônia
- felipestumpf
- 1 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2024
Ao longo da leitura Matters of care in technoscience: Assembling neglected things de Maria Puig de la Bellacasa refleti sobre o cuidado com o futuro. Durante a reflexão sobre o Ethos de Cuidado, pensei sobre o impacto que marcas de renome mundial podem ter no futuro do planeta.
Como um fã, era impossível não refletir sobre a marca Patagônia. Criada por Yvon Chouinard em 1973, ela é uma varejista americana de roupas de recreação ao ar livre. Possui diversos políticas e programas que visam assumir e neutralizar seu impacto ambiental. Além disso, um percentual de todas suas vendas é destinado a causas ambientais de preservação. Admirada por muitos, a marca vive um paradoxo, pois ao mesmo tempo que prega o anti-consumo, ela apresenta um crescimento sustentável, é lucrativa e adorada por altos executivos.
Utilizei uma pochete da marca como protótipo pois fiquei curioso em saber a percepção dos colegas. Meu objetivo era testar se, ao ver um item da marca, toda a mensagem e apelo social dela também viria a mente ou se esses sentimentos e reflexões se limitariam à um fã como eu.

Comentários