O que queremos cuidar?
- Carolina Tomaz
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Este protótipo conversa muito com o 1º protótipo, onde nós, humanos, com nossas invenções, tecnologia e uma cultura do consumo e ostentação esquecemos o que realmente importa. Para onde deveríamos estar canalizando nossa energia, inteligência e criatividade em um momento em que o planeta vive desafios tão complexos? Qual tipo de artefato deveríamos estar criando? O que precisamos olhar agora e cuidar?
A ciência e tecnologia tem demostrado avanços incríveis, feito descobertas maravilhosas e trazido diversos benefícios e confortos para nossa espécie. Mas, será que não estamos negligenciando uma parte vital? Nós mesmos. Nosso planeta. Nossos coleguinhas não humanos que co habitam esse espaço conosco.
De que adianta dar um rolê no espaço, se aqui dentro de casa está uma bagunça? Não é melhor olhar para dentro e ver o que pode ser feito ao invés de continuar insistindo em olhar para fora e não cuidar do que precisa ser cuidado?
Que mundo queremos? O que estamos fazendo por este mundo? Como estamos usando nossos recursos, ciência, conhecimento e tecnologia para este mundo? O que queremos cuidar?
Reflexões a partir do texto: Matters of care in technoscience: Assembling neglected things, de Maria Puig de la Bellacasa
Comentários