O Designer como Desmaterializador do Mundo
- marcos1903
- 7 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de set. de 2021


O Designer como Desmaterializador do Mundo
Protótipo 1
O protótipo procurar mostrar uma provocação onde o designer consegue por meio de uma máquina do tempo, transitar entre o passado e o futuro.
Viagens que permitiem se munir de referências e questionar os objetos como hoje se encontram, analisando, seus papéis e os efeitos causados.
Passado para entender o contexto das deciões que vieram a criar tantos objetos, que em um momento fornecem alegria e orgulho e em outro causam preocupação pois desestabilizam o ecosistema.
Futuro para absorver as tendências, os sinais e para onde o mundo caminha, num visão Flusseriana, de enganhar a natureza do tempo, transpassando e caminhando pela quarta dimensão.
Agora, possuído de uma nova consciencia consegue, de transformar o objeto material, usufruído, em um momento, de forma egoísta e individual para uma grande nuvem, intocável e imaterial.
O físico e tátil, desaparece, dando espaço a uma rede colaborativa e sustentável, onde os objetos não estorvam e não são obstáculos.
O designer assume um papel de profeta, buscando por meio de protótipos, fornecer as pessoas a experiência e a vivência de um novo mundo.
O caminho para a disrupção está aberto e uma nova realidade se avista.
Autor : Marcos Eduardo Engelmann
Comentários