O cuidado pela Fé
- Jean Alves
- 13 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Protótipo III
“Mamãe Iemanjá que te cuide e te proteja, meu filho”. Cresci ouvindo esta frase dos meus pais. Lendo o texto de La Bellacasa, o principal conceito que ficou em minha mente foi o conceito de cuidado pelas coisas e as responsabilidades que o cuidado implica.
Minha argumentação inicial partiu das pessoas que cuidam e automaticamente pensei nas pessoas que cuidaram e ainda cuidam de mim. Ao lembrar destas pessoas me questionei “e eu? Que responsabilidade que me cabe no cuidado? Que coisas importam tanto ao ponto de me fazer responsável para cuidar delas?” Ao olhar para o lado, vi o altar que me acompanha há 20 anos e que desde muito criança aprendi, com as mesmas pessoas que me cuidaram a vida toda, a cuidar, a fazer as manutenções necessárias, os consertos, tudo isso movido por um sentimento: a fé.
A fé e o cuidado neste protótipo não se separam. Talvez ele seja o mais longo de todos os protótipos. Ao longo destes 20 anos ele foi sendo construído, os atores foram mudando conforme o passar do tempo, mas o cuidado com a imagem central sempre esteve imutável, pois é nela que está imputada toda a atmosfera da fé, e é no altar, com todos os seus componentes mutáveis que se imputa a atmosfera do cuidado. O cuidado pela fé.
Comentários