Novelo
- Lara Luft
- 14 de set. de 2021
- 1 min de leitura
O Design Ontológico trabalha com o ser humano, pois dizer que trabalha com o design seria quase literal. Até porque o design precisa do ser humano para existir, assim como o ser humano precisa fazer design, uma relação mútua, uma eterna simbiose.
Ao mesmo tempo que o ser humano está fazendo design, ele está sendo feito pelo mundo, um duplo movimento que se complementa a todo instante. A ação de fazer design é essencial para o ser humano, pois o fazer/ser é parte fundante dele.
É o humano que interpreta o mundo e projeta-se nele e o projeta. Nesse sentido, entende-se uma frase do texto: “a interpretação é inseparável do processo de design ontológico”. Interpretar é uma forma de aprender e mudar, e por que não de criar?
Seguindo essa ideia, proponho a interpretação de um poema concreto. Interpretar um poema concreto é algo que desafia, visto que nunca é só a palavra, nunca é só a forma, ambos se complementam.
Protótipo criado a partir do texto: Willis, A.-M. (2006). Ontological Designing: laying the ground. Design Philosophy Papers, 4 VN-re (2), 80-89.



Comentários