Módulos ambivalentes
- Gabriel Tassinari
- 8 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2021

A experimentação nos convida a desvendar caminhos e significados inexplorados a medida que prototipamos. O designer, o artefato e o situação se modificam à medida que interagem entre si. A cada peça conectada, um encaixe possível se abre e outro se fecha.
A partir de uma pilha de peças soltas, as reflexões de um texto se fazem presente nas peças que se encaixam. O protótipo ganha forma à medida que se alimenta das propriedades dos materiais, das possibilidades dos encaixes quadrados e da interpretação-na-ação de quem prototipa.
O artefato construído com peças de Lego, discute os affordances dos artefatos, tanto pela tentativa de burlar os encaixes sugeridos de uma peça de Lego - por meio de formas que se entrelaçam sem estarem fixadas umas às outras, tanto por não apresentar forma definida, permitindo manipulações aos usuários.

Protótipo A.
Baseado em Meyer, G. Experimentação como Espaço Ambivalente de Antecipação e Proposição de Controvérsias. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: v.26, n.1, p. 29-47, 2018.
Comentários