top of page

Formas de Cuidar



O texto aborda a importância do cuidado, a partir de uma ótica feminista, e como algumas vezes ele acaba sendo deixado de lado. Em um dos exemplos citados, o cuidado pode ser representado por alguns trabalhos domésticos, que são pouco valorizados. O ato de cuidar também está relacionado a uma preocupação, e afeto entre o cuidador e quem está sendo cuidado. Pois, ao cuidar também construímos um relacionamento, criando laços.


Dessa forma, o autor comenta que o cuidado é algo essencial para nos relacionarmos em harmonia com o todo, mantendo o mundo um local habitável e afetuoso, caminhando em direção à sustentabilidade.


Assim, o protótipo desenvolvido busca representar diversas formas de cuidar, considerando o cuidado algo relativo que varia de individuo para indivíduo conforme as necessidades de cada um. Com isso, se preocupando e construindo relações com o que está ao nosso redor.


Vemos, então, um cuidado com a natureza, representado ao regar a bonsai. Um cuidado com os animais, com o ato de pentear, que é retribuído com lambidas. E por último um cuidado com os objetos, ao pregar o botão, representando o cuidado de duas formas. A partir dos artefatos feitos à mão, com afeto, e o ato de consertar, reparar as peças, cuidando não só dos objetos, mas também preservando e respeitando os recursos que foram utilizados para que ele fosse desenvolvido.


Trazendo o cuidar para as nossas relações diárias, construímos relações de afeto e respeito com tudo que está em nossa volta.


Desenvolvido a partir de uma leitura do texto: PUIG DE LA BELLACASA, M. (2011). Matters of care in technoscience: Assembling neglected things. Social Studies of Science, 41(1), 85–106.

Comentários


EXPemDE

EXPERIMENTAÇÃO EM DESIGN ESTRATÉGICO

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
ppg_finalAtivo%203_edited.png

© 2020 por EXPemDE | PPG Design Unisnos

bottom of page