top of page

Facetas sem fim

  • jumafa17
  • 23 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

O protótipo reúne fragmentos do meu aprendizado com o texto e com minha entrega em si ao processo de experimentação. 


Para iniciar o protótipo o primeiro desafio foi não planejar. Colocar os materiais à disposição, preparar o ambiente,  criar essa atmosfera experimental para só então iniciar a manipulação dos materiais e, a partir disso, criar. Foi desafiador permitir-me entregar ao fluxo, deixando que a relação entre eu, texto, materiais, e o ambiente fizesse emergir o que estava para acontecer. O processo trouxe ansiedade e inquietação, inerentes ao processo de experimentação, mas em um segundo momento, trouxe significado, prazer e satisfação.


Cada lado do protótipo é uma tentativa de explicitar as facetas subjetivas da atmosfera, condição existente somente na relação com o ambiente ao qual estamos imersos e com os materiais disponíveis. As partes inacabadas e seus pequenos rasgos representam a vulnerabilidade do processo experimental. As palavras e fragmentos do texto são uma tentativa de concretizar o aprendizado, de materializar a subjetividade do processo.


Ao final compreendo que o protótipo me apoiou na compreensão do conteúdo do texto em um nível vivencial. Conforme a manipulação dos objetos ia acontecendo  junto com o texto, que estava impresso, a execução se transformava, criando novas formas e abrindo novas possibilidades que não se findaram, apenas eu interrompi o fluxo quando senti que estava feito por ora.


ree

O protótipo em si é a caixa, mas tudo em volta também poderia ser.

Comentários


EXPemDE

EXPERIMENTAÇÃO EM DESIGN ESTRATÉGICO

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
ppg_finalAtivo%203_edited.png

© 2020 por EXPemDE | PPG Design Unisnos

bottom of page