top of page

Entre memórias de cuidado

Atualizado: 2 de mai. de 2024

O conceito de "cuidado" complementa a ideia de "preocupação" na política das coisas, acrescentando uma dimensão afetiva e ética mais forte. Enquanto a preocupação envolve reflexão sobre uma questão, o cuidado adiciona um compromisso emocional e prático. Cuidar implica em agir, não apenas refletir, e carrega consigo uma responsabilidade ética-política. Ao cuidarmos das coisas, estamos não apenas mantendo sua integridade, mas também assumindo uma postura ética de responsabilidade pelo seu desenvolvimento.

QUAL SUA RELAÇÃO COM AS FLORES?

Talvez nenhuma. Ou quem sabe você até goste de flores, mas não tem um motivo especifico. E qual a minha relação com as flores? Bom. Há dois anos atrás elas eram muito presentes na minha vida, não só pelo fato de minha mãe e minha vó amarem flores e terem seus jardins com diversas variedades. Mas a maneira como a minha vó transformou a minha relação com as flores. 

Esta história começa com uma experiência vivida pela minha vó em um hospital, e fez com que ela aprendesse a eternizar as flores. Ela recebeu um cartão em cartolina simples com algumas folhas de plantas coladas e dentro uma mensagem bíblica impressa, de um grupo de senhoras que fazia visitas no hospital.

Aquele momento significou tanto para ela, que observando o cartão resolveu criar seus próprios cartões, eu amava ver esse momento em que ela criava as molduras das flores e folhagens nos cartões... era como uma terapia pra ela e pra mim, ver ela com tanto cuidado colando pétala por pétala utilizando um palito, cola e um paninho. Como uma grande admiradora do seu trabalho trazia vários materiais pra ela utilizar em suas criações como glitter, papeis diversos, canetas, além das flores que encontrava no caminho, e logo pensava “ Uma flor nova para ela experimentar”. 

Como no inverno são poucas as flores, ela as guardava em meio as paginas dos livros, assim no inverno ela também conseguia fazer seus cartões, e cada vez q se abria um livro, era uma surpresa, pois lá estavam as flores secas que se transformariam em arte.

Esses cartões eram seu presente de aniversário ou para alguma data comemorativa na família e amigos, junto com algum presente. Talvez o presente fosse o mais útil, porém o significado por traz do cartão era imenso, ela pensava desde a flor que ia usar até a mensagem para cada pessoa, com certeza com o tempo ninguém lembre que aquele presente foi ela quem deu, mas, o cartão jamais será esquecido.

Por muitos anos eu vivi de perto essa experiência sentada do lado em silêncio e observando, hoje são memórias... toda vez que olho uma flor, seja qual for, é ela minha primeira lembrança.


ree

Comentários


EXPemDE

EXPERIMENTAÇÃO EM DESIGN ESTRATÉGICO

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
ppg_finalAtivo%203_edited.png

© 2020 por EXPemDE | PPG Design Unisnos

bottom of page