Conexão
- Renata Silveira
- 1 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2024

Atenção consciente seguida de um movimento ou percepção de uma ameaça são ações e reações que sentimos/agimos em relação ao outro. No texto analisado Matters of care in technoscience: Assembling neglected things, a autora Bellacasa atribuiu conceitos distintos em relação ao cuidado e preocupação que até então nunca havia parado para refletir sobre, que estão respectivamente citados acima. Considerando este ponto, o cuidado é colocado em uma posição mais altruísta do que o ato de se preocupar, pois este último pode se manifestar apenas no campo mental de quem o constrói.
Entretanto, o ponto que deu origem à experimentação foi a relação intrínseca que há em ambas ações, mesmo estas tendo impactos diferentes na sua atmosfera. Bellacasa e Latour expõem que “se realmente quisermos afetar o uso de algo, devemos também nos envolver com as preocupações que animam aqueles que os apoiam” e ainda adicionam que “para nos envolvermos adequadamente com o devir de uma coisa, precisamos contar com todas as preocupações ligadas a ela, todos aqueles que se importam com ela.” Diante dessas afirmações, foi montado um conjunto de conexões metálicas (correntes) simbolizando uma cadeia, um ecossistema. Tudo em nosso sistema está relacionado, se há a interação, cuidado com um ponto, automaticamente a reação em cadeia acontece. Para que o impacto discutido de fato ocorra, é preciso cuidar e envolver todos os elementos. O cadeado representa o objeto que recebe a ação, e com ele tudo o que o compõe.
Importante destacar que há uma argola aberta, que está ali para simbolizar que se um elo rompe a conexão se perde, e cria obstáculos para que haja a ação do cuidar do todo.
Comentários