Caos não determinístico
- katsutoshifr
- 9 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2021
Se o bater das asas de uma borboleta na Amazônia pode causar um tufão no Oceano Pacífico, adicione a isso uma furadeira girando e perfurando frenéticamente as paredes dos apartamentos vizinhos, um carro passando em frente a sua residência: "É o carro do ovo minha gente! Tudo pelo preço justo (corrigido pela inflação)". Pelo menos ainda tenho pó de café. "Não esqueça de colher suas moedinhas na Fazenda Feliz"(push no celular). Essa xícara ainda dá para usar, só passar uma água. Preciso análisar um layout de arquivo, mas aff, na real tenho que escrever leiaute. Já tem essa palavra no dicionário português. Se bem que já dá para chamar de brasileiro né?
(In) conclusões
O texto e vídeo tentam ilustrar as relações caóticas, deterministas e não deterministas das 'n' variáveis que influenciam na construção do mundo/projeto/protótipo/meu humor/sua vida/etc. O objeto final de um desenvolvimento ou seu resultado é, segundo minha interpretação do artigo - A experimentação como espaço ambivalente de antecipação e proposição de controvérsias (Meyer, 2018)- a influência de seus 'n' atores, tanto humanos quanto não humanos. A construção de algo é, mesmo que individual, cocriativa, por não haver forma de excluir a influência que as nossas experiências, o ambiente que nos cerca e talvez até o desconhecido, exercem sobre nossas decisões.
Por fim, arrisco a dizer que não é possível uma projetação que não passe por cocriação, pois é quimérico pensar que um indivíduo seja capaz de surgir com algo do vazio, do nada (Mu-無).
- Katsutoshi Rech Fukuoka
Comentários